quarta-feira, 1 de julho de 2009

Lelé preside Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat

O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, é o presidente do recém-lançado Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH), com sede em Salvador. O instituto atua como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e pode trabalhar junto ao poder público. O primeiro projeto já está na prancheta: o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região da Bahia. São 100 mil m2 de construção.

O Instituto deve atuar em várias áreas: pesquisa, projeto, fabricação e educação. "Queremos criar um centro de pesquisas, como é o CTRS (Centro de Tecnologia da Rede Sarah). Será uma fábrica, mas vamos atuar também no ensino. Já estudamos convênios com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e com a Escola da Cidade, em Salvador", explica Lelé. A ideia é trabalhar com as experiências anteriores, sempre voltadas ao interesse social, e com pesquisas já realizadas no CTRS, principalmente com pré-fabricados de argamassa armada.

Com o fim das obras dos hospitais da rede Sarah, o CTRS passou a trabalhar em escala reduzida, apenas para a manutenção dos hospitais. "Ainda estou envolvido com eles, e sou consultado quando há necessidade. Mas o trabalho foi muito reduzido para a escala do que o CTRS pode fabricar", conta.

Fonte: PINIWEB

2 comentários:

Alex disse...

preciso entrar em contato com o Lelé! Alguém pode me ajudar? alexdemoraes@bol.com.br

tainá moraes disse...

para quem não sabe, lelé é aquele arquiteto que projetou - entre outras monstruodidades bauhausianas- aquele monstrengo horroroso na praça muninicipal, sede da prefeitura. lelé meu filho, a bauhaus mórreu e você não foi cominicado...