segunda-feira, 3 de maio de 2010

1º SEMINÁRIO ESTRUTURADOR DO PLANO METROPOLITANO DA RMBH



A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Regional de Política Urbana (Sedru) realizou na última quinta-feira (29) o Seminário de Estruturação do Plano Metropolitano.
O evento, que consolida a fase de diagnóstico da elaboração do Plano, contou com a presença de mais de 350 pessoas, dentre elas prefeitos e vereadores dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), deputados estaduais, representantes da sociedade civil, gestores municipais, estaduais e acadêmicos.

O Plano, que foi lançado em setembro pelo Governo de Minas, por meio da Sedru, está sendo desenvolvido a partir da iniciativa compartilhada entre Estado, Municípios e Sociedade Civil, e tem como objetivo o reordenamento territorial e a redução das desigualdades sócio-espaciais da RMBH.

Desde 2003, a Sedru vem trabalhando para o desenvolvimento integrado da região - para isso criou o arranjo metropolitano com a instalação da Assembléia, do Conselho e da Agência Metropolitana.

Durante o evento, foi apresentado por acadêmicos da UFMG, PUC Minas, UEMG e consultores de diferentes áreas do conhecimento, estudos que embasam a estratégia de desenvolvimento sustentável e integrado da RMBH. Participam deste trabalho 140 profissionais que são coordenados pelo prof. da UFMG, Roberto Monte-Mór.

De acordo com o corrdenador do Plano, o Seminário marca a conclusão da 1ª etapa do Plano e já projeta para uma nova que é a da elaboração de propostas. Contou com informações colhidas em 5 oficinas regionais e 3 encontros temáticos, todos eventos aberto ao público. Os dados levantados e compilados pelos técnicos de 15 áreas do saber abrangem as realidades e dinâmicas da vida da região, integrando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O Plano Metropolitano será concluído em novembro e é desenvolvido para um horizonte temporal que vai até 2023.

Fonte: Asscom / Sedru
29/04/10










Nenhum comentário: