domingo, 17 de maio de 2009

Escritório de Integração participa do Seminário de Integração Ambiental da PUC Minas

No dia 3 de junho começa o Seminário de Integração Ambiental da PUC Minas. "O Seminário objetiva dar visibilidade as ações efetivas em relação a temática ambiental no âmbito da puc minas e criar novas possibilidades e perspectivas a partir da articulação destas ações. O evento é uma oportunidade de socializar a produção e o potencial da PUC Minas e parceiros, com ênfase nas iniciativas voltadas as áreas protegidas e seu entorno, considerando biodiversidade, sustentabilidade e populações tradicionais. A data proposta coincide e comemora ainda o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 junho – favorecendo o conhecimento, divulgação e a reflexão da comunidade acadêmica".

Apresentaremos no Seminário 2 projetos atuais, além do Escritório de Integração em si. Abaixo há o resumo dos projetos:

Escritório de Integração do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas

O Escritório de Integração é uma atividade de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Minas e existe desde a criação do curso, em 1993.

Tem como objetivo buscar soluções para os problemas de segregação sócio-espacial e da aniquilação dos recursos ambientais na cidade brasileira.

Suas prioridades são:

• Inclusão, busca e experimentação para a coletivização dos direitos à habitação e à cidade;
• Sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e sociais;
• Pesquisa e experimentação de métodos construtivos e de gestão de obras e instrumentos de implementação e gestão de planos urbanos;

Suas linhas de interesse e atuação são:

• Assessoramento técnico na implantação de processos habitacionais e de recuperação ambientais autogestionários;
• Capacitação autogestionária de associações e movimentos;
• Formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico-profissional no setor da construção civil, visando minimizar os impactos em todas as etapas do processo construtivo;
• Reabilitação físico-ambiental de áreas urbanas degradadas;
• Recuperação e operacionalização da capacidade instalada no espaço construído da cidade.

O EI (Escritório de Integração) atende ao público excluído do acesso à cidade, geralmente organizados em associações ou movimentos que tenham como objetivo a melhora do meio urbano.

Projetos Desenvolvidos:

Crédito Solidário

Em parceria com o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Belo Horizonte, o EI desenvolveu projeto e construção de três mutirões autogestionários na região metropolitana de BH. Assistindo 230 famílias de baixa renda filiadas à associações sem casa de BH.

Requalificação dos Predinhos Santa Tereza (Ed. Saint Martin)

Desenvolvido com a população de baixa renda (aproximadamente 550 pessoas) que ocupa os edifícios localizados no bairro Sta. Tereza em Belo Horizonte, o projeto tinha como objetivo a qualificação do espaço ocupado, bem como sua integração com o entorno.

Fica Vivo

Projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais com o objetivo de diminuir os níveis de violência urbana através do planejamento urbano. Foi desenvolvido um projeto piloto para o Aglomerado Morro das Pedras propondo melhores condições de vida em um espaço urbano da exclusão.

Construção & Cidadania – PUC-ASA

Curso em parceria com a Ação Social Arquidiocesana buscando a valorização dos alunos através da qualificação profissional. Ocorreram onze edições do curso formando mais de cem profissionais para a construção civil.

Programa Arquitetura e Engenharia Públicas

Projeto com objetivo de suprir as lacunas da assessoria técnica à moradia de populações não atendidas.

Viadutos

Foram atendidas 60 famílias ex moradores de baixios de viadutos, catadores de materiais recicláveis, ambulantes, flanelinhas e moradores de rua. Elaborou-se um plano de ocupação e uso das áreas sob os viadutos da Via Expressa no trecho compreendido entre o Complexo da Lagoinha e o Viaduto do Bairro Camargos.

Jornada Internacional “Na Cidade Sem Meu Carro”

Desde 2004 o EI, em parceria com o Instituto Rua Viva, BHTrans, PBH, IAB-MG e PM-MG, participa na organização do Dia Internacional Na Cidade Sem Meu Carro. A Jornada ocorre no dia 22 de setembro e propõe, nesse dia, que as pessoas substituam o carro privado para locomoção pelo transporte público e outros meios de transporte menos poluentes.

Atualmente o Escritório de Integração desenvolve três projetos:

1- “Recuperação Sócio-ambiental da Área da Cascalheira, Resgatando a Cultura Tecnológica e Construtiva Local, em Parceria Com a Associação dos Moradores do Condomínio Jardins de Petrópolis-Nova Lima-MG”
2- “Assessoria Técnica à Produção Habitacional Autogestionária”
3- Desenvolvimento e Formatação da Escola de Formação de Mão de Obra e do Canteiro de Obras do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas.

Recuperação socioambiental da Área da Cascalheira: resgatando a cultura tecnológico-construtiva local, em parceria com a Associação dos Moradores do Condomínio Jardins de Petrópolis – Nova Lima – MG


A região, objeto de estudo, é localizada na parte central do município de Nova Lima, Minas Gerais, a sudoeste da mancha urbana correspondente ao núcleo urbano sede do município, e é afetada por processos de degradação físico-ambiental, de origem antrópica, sendo encontradas nela, de maneira difusa e generalizada: erosões com ravinamento e voçorocamento, atingindo as redes de mesoestruturas implantadas, com assoreamento dos cursos d'água e destruição da cobertura vegetal.

O projeto prevê a cooperação tecnológico-cultural entre a Associação dos Moradores do Bairro Jardins de Petrópolis e o Escritório de Integração do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – EI/DAU/PUCMinas para a recuperação do equilíbrio ambiental da Área da Cascalheira, através do resgate do conhecimento tecnológico tradicional local, seu aprimoramento e difusão para que seja aplicado de maneira sistemática em toda a área objeto da intervenção, com emprego de mão-de-obra local.

A proposta é que a partir dos problemas identificados seja elaborado um estudo integrado sobre as origens e as manifestações dos problemas existentes para a busca de soluções ambientalmente sustentáveis, compatíveis e de baixo impacto, junto à comunidade local. A implementação das propostas será conduzida pela Associação de moradores em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Lima, utilizando mão de obra local capacitada. As soluções encontradas serão sistematizadas e divulgadas através a criação de um catálogo para que, além de serem adotadas na área, possam servir de referencia para lugares onde se manifestam patologias de mesma natureza, inclusive assentamentos informais.

A ideia base é a implantação de um processo que incorpore a dimensão do monitoramento, controle e gestão, diluindo ao longo dele os impactos das soluções propostas, vistas como etapas estratégicas para o re-equilíbrio ambiental do lugar. Com isso, não se pretende atacar a situação atual de emergência, pelo contrário, para ela serão previstas medidas de impacto para estancar as situações mais graves. As medidas consideradas de impacto nesta fase emergencial nada terão a ver com as medidas de impacto previstas em propostas consideradas usuais e serão moldadas dentro da visão que permeia esta proposta, ou seja, priorização de tecnologias que possam aproveitar os recursos locais sobre tecnologias hegemônicas mas dependentes de materiais e equipamentos transportados a longas distâncias, como por exemplo, o concreto armado ou das pavimentações asfálticas.

O impacto da ação emergencial será visível na alteração geométrico-visual da área. As ações sucessivas previstas no processo visam a metabolização destas soluções graças à reapropriação do lugar por parte do ecossistema local, que será muito parecido com aquele presente antes da intervenção humana que originou os problemas existentes.

Este trabalho vem sendo desenvolvido pelo EI/DAU/PUC desde o ano de 2004 em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Jardins de Petrópolis, sendo assim, este projeto de pesquisa se configura como a continuação de um trabalho pautado no conhecimento dos reais problemas abordados e nas soluções possíveis de recuperação da área em questão e se constitui um importante momento para a consolidação, sistematização e circulação do conhecimento entre a comunidade local e a comunidade acadêmica.

Assessoria técnica à produção habitacional autogestionária
Vila Novo Ouro Preto


A proposta deste projeto é o assessoramento técnico à implantação do Residencial Cidadania, cujos projetos arquitetônicos e urbanísticos estão em desenvolvimento pela equipe do Escritório de Integração, através da PROEX. A perspectiva é a produção autogestionária de moradias destinadas às famílias removidas ao longo do Córrego da Cidadania, na Vila Ouro Preto – BH. A implementação das obras foi definida a partir do Plano Global Específico realizado pela URBEL para a área.

Para a revitalização do Córrego da Cidadania foram removidas famílias residentes nas áreas destinadas à implantação do Parque Linear. Os moradores foram indenizados e se organizaram para comprar dois terrenos próximos à Vila.

O objetivo do projeto é a adequação do padrão de urbanização adotado para a Vila Novo Ouro Preto à morfologia do sítio e às demais condicionantes físico-ambientais, sócio-culturais, políticas e econômicas locais.

O aproveitamento do potencial construtivo nos terrenos buscará sua recuperação ambiental, não alterar a geologia do sítio, bem como formação profissional dos beneficiários para a condução dos empreendimentos habitacionais em regime autogestionário.

As ações serão desenvolvidas a partir de levantamentos e entrevistas de campo, envolvendo as famílias beneficiárias buscando aferir o reflexo das intervenções físico-ambientais no cotidiano dos moradores, sua percepção e apropriação dos espaços resultantes, sensação de segurança e bem-estar, conforto de utilização e circulação, etc, críticas e proposições de melhorias. Em seguida haverá a captação de recursos, concretização de parcerias e planejamento das obras de execução.

As atividades de formação para a autogestão serão desenvolvidas ao longo de todo o processo e definidas de acordo com as necessidades do grupo gestor de modo a potencializar habilidades e afinidades individuais, bem como suprir deficiências e limitações do grupo para o exercício autogestionário.

EQUIPE do E.I.:

• Coordenação: Alfio Conti e Margarete“Leta”
• Administrativo: Bruna Oliveira
• Estagiários: Alecsandra Cunha, Érico Oliveira, Fernanda Mingote, Laís Grossi, Lisandra Silva, Luana Silva, Luiza Soares, Marcelo Duarte, Marco Antonio Borges Netto, Mateus Hermeto, Renata Duarte.

Nenhum comentário: