segunda-feira, 22 de junho de 2009

Canteiro em Obras II




O objetivo do E.I. é levar a arquitetura e o urbanismo para toda a cidade. Assim desenvolve trabalhos com todo tipo de público, áreas e intervenções; e busca sempre a melhoria e inovação dos projetos e técnicas tradicionais e a abertura de novos mercados de trabalho. Portanto, temos como principais focos:

• Reabilitação de áreas urbanas degradadas;
• Recuperação e operacionalização da capacidade instalada nas cidades (viadutos, prédios abandonados, inacabados e paliteiros...) e do patrimônio coletivo da comunidade urbana;
• Desenvolvimento tecnológico da construção civil para minimização dos impactos ambientais negativos originados na atividade, em todas as etapas de seu processo;
• Assessoramento técnico à sociedade organizada na implantação e desenvolvimento de práticas habitacionais e de recuperação ambiental autogestionária;
• Participação em congressos, simpósios, seminários;
• Produção de textos acadêmicos.

O atual Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo, que entrou em vigor em 2008, estabelece o Escritório de Integração como um centro de investigação e de transformação das práticas tradicionais da arquitetura a partir dos temas da inclusão social, da tecnologia da construção (aproximação entre canteiro de obras e projeto) e da sustentabilidade.

Como um dos instrumentos de articulação entre teoria e prática, criou-se a Escola de Formação de Mão de Obra, que também integra o Projeto Pedagógico do CAU – PUC Minas, que congregará atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio de seu Canteiro em Obras.

O Canteiro em Obras, potencialmente, para além dos cursos de formação de mão-de-obra, abrigará atividades de várias das disciplinas do novo currículo de graduação (suporte das atividades dos laboratórios de pesquisa e de extensão do quarto ao sétimo períodos) e da futura pós-graduação, constituindo-se num ambiente de ensino-aprendizagem no qual circulam todos os tipos de conhecimento vinculados ao projeto e à construção de espaços.

Dessa forma, a EFMO e o CO configuram-se como uma oportunidade de revisão e rearticulação das atividades do EI e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas.

Ou seja, este Canteiro é um local essencial para a proposta didática do novo Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo que visa o aprendizado com efetiva experimentação.

Com o intuito de estimular a integração dos professores e dos alunos da graduação com o Escritório de Integração, bem como apropriar o espaço para que ele cumpra a finalidade expressa no Projeto Pedagógico, o Escritório de Integração promoveu dois eventos no Canteiro em Obras.

No evento do dia 30 de maio, conforme as fotos, os alunos foram convidados a construir uma cerca na divisa do canteiro de obras com o terreno adjacente, utilizando o protótipo do primeiro evento, bem como um sombreador, projetado sob orientação do professor Maurício Leonard.

Nenhum comentário: