sexta-feira, 5 de março de 2010

Aula Inaugural do projeto “Comunidades Construtora” na Pedreira Prado Lopes

Projeto mostra que o aprendizado pode interferir de maneira positiva na qualidade de vida das pessoas e no Cenário da Construção Civil

Nesta última sexta-feira 26/02/2010 a equipe composta por duas Arquitetas e uma Mestre de Obras, qualificadas através do projeto de Extensão do Escritório de Integração - “Construção & Cidadania” do Curso de Arquitetura e Urbanismo/PUC Minas – Iniciaram o curso “Fundamentos da Construção” em parceria com o Programa Vila Viva promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a empresa CGP – Consultoria, Gerenciamento e Planejamento que, dentro do eixo Geração de Trabalho e Renda, vêm atender às demandas do PTTS (Plano de Trabalho Técnico Social) na Comunidade Pedreira Prado Lopes - BH, PPL, como é conhecida.

O projeto denominado “Comunidades Construtoras” teve sua última versão realizada na Comunidade Vila Acaba-Mundo e agora vêm complementar as ações sociais, na Comunidade Pedreira Prado Lopes situada na região Noroeste da capital. “ A parceria da equipe “ Comunidades Construtoras” , têm como intuito atender ao PTTS buscando minimizar os impactos advindos do processo de reestruturação física deste porte e à desigualdade social que atravessa sobretudo os moradores de vilas e favelas; nesse sentido, a intervenção objetiva contribuir para o fortalecimento da organização comunitária local, com a qualificação de mão de obra para a Construção Civil e fomentando a formação de grupos autônomos de trabalho”, afirma a Arquiteta Urbanista Adriana Gouveia, coordenadora e monitora no Projeto Comunidade Construtoras – PPL 2010. A equipe técnica é formada por três mulheres, além de Adriana, Gisele Othero , também Arquiteta e Urbanista e Cenir Aparecida – Mestre de Obras e monitora de conteúdos práticos do Curso. Parrticipa também também da equipe um morador que é monitor-aprendiz no curso – Bruno Pereira. “Esperamos que a comunidade se fortaleça e que pessoas da própria comunidade possam futuramente transmitir os conhecimentos aprendidos no curso , formando o que definimos como ‘efeito multiplicador’: conhecimento sendo transmitido e proporcionando ganhos para a comunidade”, afirma a Arquiteta Gisele Othero.

O Curso foi facilitado pela parceria entre a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), a CGP e a Construtora Mello Azevedo – executoras do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) e projeto físico na PPL, respectivamente. A CGP, conhecendo o trabalho desenvolvido pelos participantes do Projeto “Comunidades Construtoras”, convidou as profissionais para construção deste trabalho. “A idéia é promover os cursos até o final da obra – Isso dependerá do interesse da comunidade, do desempenho dos primeiros moradores/alunos das duas turmas iniciais do módulo básico – Fundamentos da Construção e claro, das parcerias, que estão confiantes neste processo”, afirma a Supervisora (Jozânia Miguel).

A procura pelo curso superou o número de vagas, o que já era esperado, de acordo com a pesquisa feita pela equipe técnica social. Nesta primeira etapa foram abertas 40 vagas divididas em duas turmas de moradores contando com a participação de mulheres e homens da comunidade, incluindo trabalhadores da Construtora Mello Azevedo na Pedreira. As aulas do módulo básico – “Fundamento da Construção” serão ministradas entre os meses de fevereiro a abril, aos sábados de 08h as 17h e em espaço devidamente preparado pela construtora no Canteiro de Obras. A Mello Azevedo também disponibilizou as ferramentas, materiais de construção e equipamentos de segurança individual – EPI´s; a CGP, por sua vez, além da organização do curso, forneceu os materiais didáticos que compõem o Kit-aluno: (Pasta, Caderno, lápis, borracha, caneta, régua, escalímetro, jogo de esquadro, calculadora, trena e apostila). Os alunos receberam também uma apostila que irá auxiliá-los nos estudos.

Seja voluntário no Projeto Comunidades Construtoras!

Aos que se interessarem pelo projeto e quiserem contribuir para o fortalecimento das ações podem entrar em contato com o escritório social da PPL situado na Rua Escravo Isidoro, nº 251 – tel.: 3277-9943, falar com Patrícia.

Texto: Adriana Gouvea

Nenhum comentário: