Posto 12: Demorou, mas a idéia aventada em 2004 pelo então vice-governador do Estado, Luiz Paulo Conde, finalmente começa a ser concretizada: o governo do Estado do Rio anunciou a construção de 11 km de muros (com 3 m da altura) cercando várias favelas cariocas. (...) O objetivo declarado é conter o crescimento das favelas e a destruição da Mata Atlântica.
Segundo Carlos Hardt, urbanista e professor da PUC/Paraná, "toda vez que o poder público precisa lançar mão de um obstáculo físico para conter o avanço, está provando a incapacidade de resolver o problema de outra forma."
Espero que o Governo carioca desista dessa ideia e que os demais governandes não inspirem nela. Se já existe segregação em programas oficiais de regularização fundiária, o muro, no caso, é o cúmulo da segregação.
Este lugar é um espaço para a livre troca de ideias e experiências em busca de uma cidade e de um território mais democráticos, dignos, justos e humanos. "A Terra vai recuperar o equilíbrio sozinha, mesmo que demore milhões de anos. O que está em risco realmente é a civilização" James Lovelock
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Depois do muro de Berlin e de Israel, teremos o muro do Rio de Janeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário