sábado, 18 de abril de 2009

"Plano Estratégico de Desenvolvimento de Belo Horizonte"

Abaixo segue um convite do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda:

"A Prefeitura de Belo Horizonte está elaborando um Plano Estratégico de Desenvolvimento de Belo Horizonte, em consonância com o Plano Integrado de Desenvolvimento Metropolitano.

O Plano Estratégico tem o objetivo de elaborar cenários prospectivos alternativos referentes ao desenvolvimento da cidade, com horizonte de 2030, identificando variáveis relevantes da dinâmica de desenvolvimento do município, cobrindo as dimensões nacional, estadual, metropolitana e municipal, para nortear as principais políticas públicas e ações da nossa gestão.

Muito nos orgulharia contar com a sua participação na elaboração deste Plano Estratégico, respondendo ao questionário contido no link, que tem o objetivo de levantar a percepção do cidadão de Belo Horizonte sobre a situação atual e suas expectativas em relação ao futuro de Belo Horizonte.

Participe, sua contribuição é muito importante.

Obrigado,

Marcio Lacerda
Prefeito de Belo Horizonte"


Comento:

A julgar pelo convite do prefeito, não deixa de ser tímida, para não dizer ridícula, essa ação.

Ora, segundo o prefeito, o questionário "tem o objetivo de levantar a percepção do cidadão de Belo Horizonte sobre a situação atual e suas expectativas em relação ao futuro de Belo Horizonte." Só isso? A ideia do Plano Estratégico, a priore, é interessante. Resta saber qual é o Plano Estratégico do Plano Estratégico e mais informações desse Plano Estratégico. Não encontrei nada na internet ainda.

Acho que esse questionário não servirá pra quase nada. E depois ainda dirão que "a prefeitura possibilitou a participação popular", e coisa e tal.

Esse questionário é o mínimo do mínimo para embasar um Plano desses. Ele, isolado, e sem uma participação mais efetiva da população, não adianta nada.

Isto porque, pra começo de conversa, apenas 26,3% da população da Região Sudeste, não de Belo Horizonte, tem acesso à internet. E somente 21% da população brasileira utilizam a internet. Sendo que "os usuários da Internet apresentaram perfil bastante distinto daquele das pessoas que não utilizaram a rede. As diferenças entre esses dois grupos se tornam evidentes no confronto de suas características de idade, nível de instrução e rendimento. A pesquisa verificou que a utilização da Internet estava mais concentrada nos grupos etários mais jovens, nos grupos que estudam em média 10,7 anos e nos grupos que possuem rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$1.000,00".

Duvida desses dados? Então acesse aqui e aqui. Pergunto: qual cidadão a prefeitura pretende atingir?

Espero que a Prefeitura de Belo Horizonte discuta, debata e estude à exaustão esse Plano, não só entre os tecnocratas e servidores públicos, mas principalmete com a sociedade de modo geral. O Estatuto da Cidade é um bom norte para a elaboração do Plano.

Aparentemente, o Plano Estratégico de Desenvolvimento é uma política de Estado, não de Governo. E pretende vir de baixo pra cima, não ao contrário, como 99,9% das políticas públicas.

Contudo, vamos aguardar os próximos capítulos e torcer e cobrar da prefeitura uma participação geral e eficaz da sociedade. E que a imprensa acompanhe, de maneira imparcial, esse caso.

*Publicado originalmente na Crise [!]*

Nenhum comentário: