terça-feira, 11 de novembro de 2008

9ª Conferência das Cidades

Parece falta de assunto, mas não é. É um assunto importante porque está ligado a um projeto que o Escritório de Integração participou e poderá (e deve) participar de outros do gênero. E além disso foi um tema bastante divulgado na "Crise [!]", como vocês verão.

Por isso tudo é que repeti na íntegra o post publicado na "Revista Crise [!]" aos leitores do Integração.

Está um pouco em cima da hora, mas vale a pena divulgar o evento. Quem estiver na área, é uma pedida.

"Em sua 9ª edição, a Conferência das Cidades de 2008 - evento promovido anualmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara - terá como tema a "Sustentabilidade nas Cidades Brasileiras", e será realizada nos dias 11 e 12 de novembro no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Especialistas estrangeiros e brasileiros vão debater e refletir sobre políticas e estratégias que podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade das cidades brasileiras, baseadas em experiências bem sucedidas no País e no exterior.

O evento é dirigido a parlamentares, governadores, prefeitos, gestores, técnicos, arquitetos, urbanistas, acadêmicos e representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

A íntegra da programação e as inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico da Câmara: http://www.camara.gov.br/ "

Fonte: CDU
-------------------
No evento, Belo Horizonte será agraciada com o prêmio Selo Cidade Cidadã com projeto de recuperação e regeneração de áreas degradadas. Procurei mas não encontrei o projeto vencedor. Se foi a "Linha Verde" que ganhou o prêmio, acho que pularei de um dos inúmeros viadutos que construíram ou afogarei no Rio Arrudas coberto pelo "Bulevar" Arrudas. Obras da Prefeitura e do Governo do Estado. Para não dizerem que sou de esquerda ou de direita, respectivamente os chefes do executivo municipal e estadual são do PT e PSDB.

E o mais engraçado é que Belo Horizonte podia ter feito algo pioneiro através de um programa financiado pelo Ministério das Cidades, que tinha o mesmo objetivo de recuperar e regenerar áreas degradadas, conforme post http://revistacrise.blogspot.com/2006/10/viadutos-urbanos-que-ser-que-se.html, mas só fez mancada em todos os aspectos: arquitetônico, urbanístico, econômico, social e jurídico. Vale a pena ler o post.

Aliás, há vários posts sobre viadutos nos links: http://revistacrise.blogspot.com/2006/10/na-contramo.html, http://revistacrise.blogspot.com/2006/10/planejamento-urbano.html, http://revistacrise.blogspot.com/2008/10/recuperao-de-crregos-canalizados.html.

Nenhum comentário: