segunda-feira, 27 de abril de 2009

Canteiro de Obras e EFMO - 25 de Abril Sempre

O evento "Canteiros de Obras" organizado pelos estagiários do Escritório de Integração (E.I.) Alecsandra Cunha, Érico Oliveira, Fernanda Mingote, Laís Grossi, Lisandra Silva, Luíza Soares, Marco Antonio Borges (Marcão), Mateus Hermeto e Renata Duarte, sob orientação dos coordenadores e professores Alfio Conti e Margarete "Leta" de Araújo e auxílio e apoio da funcionária da PUC, Bruna Oliveira, foi um sucesso.

As oficinas foram ministradas por professores da PUC e os estagiários do E.I. foram monitores.

Abrimos com um café da manhã coletivo e com a oficina de Tai Chi Chuan, ministrada pelo professor de Filosofia da PUC, Roberto Starling. Conforme foto acima.


Depois, começaram as oficinas de arquitetura.

A oficina "Arquitetura Instantânea", das fotos acima, foi ministrada pelo professor de "Prática Projetual" da PUC, Maurício Leonard.


A oficina das fotos acima, foi a construção de um protótipo de uma cerca que será construída no "Canteiro de Obras II" na divisa do terreno. A oficina teve a orientações da professora e Coordenadora Adjunta do E.I., Margarete "Leta" de Araújo e da Mestre de Obras Cenir (egressa do projeto do E.I. "Construção e Cidadania").


A Pizzada ficou por conta do EMAU e do egresso da PUC, ex-estagiário do E.I. e professor, Danilo Botelho.

O plantio de mudas, doadas pelo Horto Florestal de Belo Horizonte, seguindo o projeto dos alunos de "Paisagismo", foi monitorado pelas estagiárias do E.I..

E ainda a professora da PUC Alícia Penna ministrou uma oficina onde demonstrou o histórico do E.I., do Canteiro e da EFMO. Mostrou alguns projetos do E.I., notadamente o projeto dos viadutos, financiado pelo FIP e que deu origem ao artigo intitulado "Pequena História Crítica dos Viadutos na Cidade Brasileira (e um breve estudo de caso)", de autoria da Alícia e da ex-estagiária do E.I., Marina Tello. O artigo será apresentado no encontro da ANPUR/2009.

A foto acima mostra o resultado final do evento. Deixou saudades e encheu-nos de esperanças de que o Canteiros de Obras e a Escola de Formação de Mão de Obra (EFMO) sejam incorporados de fato à Escola de Arquitetura e Urbanismo e à PUC. Que não fiquem apenas constando no Plano Pedagógico.

Agradecemos aos professores oficinantes e visitantes pelo insentivo, aos alunos que participaram e compareceram ao evento e ao D.A., que emprestou a aparelhagem de som.

Espera-se outros eventos de Extensão como esse.

Caso tenha esquecido algo ou alguém, com certeza não foi por mal. Portanto, me avisem, por favor.

2 comentários:

Lec disse...

Foi S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mil vezes bãodimais!!!!!!!!!!!!

Maria Conceição Farago disse...

Fiquei apaixonada pelas fotos e pelo que li. Já fui estagiária do Escritório de Integração, sou encantada pelo trabalho desenvolvido e pelos Professores Leta e o Alfio(meus queridos mestres e orientadores). Obrigada por dividir tantas coisas boas.
Maria Conceição Farago Garcia